Sobre a raça:

O padrão da raça incia-se com a frase: pequeno cão de trabalho, acho que esta frase já resume muito das características do Sheltie. O Sheltie é um cão de trabalho sendo assim é muito rústico, forte, atlético e muito saudável, aliada a grande inteligência necessária aos cães de trabalho em pastoreiro. O fato de ser pequeno é muito positivo pois possibilita ser criado em espaços pequenos, mas ele não tem o comportamento de grande parte dos cães pequenos, os Shelties são extremamente companheiros mas não ficam pedindo colo, assim quem gosta do comportamento de um cão grande ele é ideal.
O trato com a pelagem também é extremamente tranqüilo, sendo necessárias apenas escovações semanais ou quizenais. O Sheltie possue pouco odor assim a necessidade de banho é baixa, sendo banhados uma vez por mês ou a cada 3 ou 6 meses na dependência das condições que o Sheltie é mantido. O pêlo do macho é trocado uma vez ao ano e da fêmea duas vezes por causa do cio.
O macho da raça tem baixa líbido e é muito inteligente assim aprende a fazer suas necessidades em um só local e não tem tendência a marcar território. Nós indicamos a castração precoce da fêmea( antes do primeiro cio) pois diminui drasticamente a incidência de tumor de mama em cadela
O Sheltie é brincalhão, acho que está é uma característica marcante da raça, eles adoram brincar e principalmente com bolinha, por isso acho que eles se dão super bem com crianças pois elas tem mais tempo e também adoram brincar.

Alguns Shelties são reservados com estranhos outros pelo contrário, eu vejo que mesmo meus Shelties que são mais tímidos se empolgam para brincar com bolinha mesmo que nunca tenham visto a pessoa, se ela tiver uma bolinha na mão vira um amiguinho, assim a vontade de brincar vence a timidez.

Cor:  Marta(Sable)
Cor: Marta(Sable)
cor: Azul merle
cor: Azul merle
Cor: Tricolor
Cor: Tricolor

Maneiras de se divertir com seu Sheltie: Agility e Frisbee


O Agility

O Agility nasceu em 1978 na Inglaterra, como entretenimento para o público que visitava e assistia o CRUFTS DOG SHOW, a mais famosa exposição de cães da Europa. O intuito era distrair os visitantes nos momentos de tédio das exposições de beleza. O que começou como distração agora é muito mais. Baseado em provas hípicas, o Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. Se as regras não forem seguidas, a dupla condutor/cão será desclassificada. Até o momento da prova, a dupla não conhecerá o percurso, que é montado momentos antes pelo árbitro. O condutor fará um prévio reconhecimento do percurso antes da prova ser iniciada estabelecendo uma estratégia. O Agility não é uma prova de velocidade, mas sim de habilidade. Por isso, as faltas nos obstáculos são mais importantes do que as faltas de tempo. O Agility, como esporte, além de nos deixar em forma juntamente com nossos fieis companheiros, ajuda a fazer novos amigos e age como uma terapia anti-estresse. É realmente relaxante e prazeroso praticar o Agility. fonte: https://www.agilitybr.com.br/secs/agility.shtml

Gostamos de cães bonitos e com temperamento esportivo. Veja alguns cães, que nasceram em nosso canil ou são filhos do Thierry, que obtiveram destaque no agility brasileiro e mundial.

Frisbee

A maioria dos cães adora perseguir objetos como bolinhas e bastões. Mas correr atrás de um disco voando e agarrá-lo no ar costuma ser algo bem mais excitante, principalmente para os cães mais ativos. Essa é, portanto, uma excelente maneira de interagir com eles e de ajudá-los a queimar energia.

O esporte de arremessar disco para o cão, bem conhecido na Europa e nos Estados Unidos, chamado também de frisbee canino, chegou ao Brasil no começo dos anos 2000. A maneira mais conhecida de fazer os arremessos é a praticada no "toss and fetch", ou seja, no "joga e traz". Nessa alternativa, nos campeonatos profissionais, dono e cão, o primeiro com um disco na mão, se posicionam atrás de uma linha. Ao sinal do juiz, o dono tem dois minutos para fazer o maior número possível de arremessos, todos em percurso reto, o mais longe possível (a distância costuma variar de 10 a 30 metros). Cabe ao cão perseguir o disco, pegá-lo no ar e trazê-lo de volta.( Materia da CÃES&CIA)