Procurar na página

Contacto

Sheltieshelter

11 20613102
11 48214979
11 947889434 (WhatsApp)

priscyla.taboada@uol.com.br

cor marta e branca

 cor tricolor

 

cor azul merle

Sobre a raça

O padrão da raça incia-se com a frase: pequeno cão de trabalho, acho que esta frase já resume muito das características do Sheltie. O Sheltie é  um cão de trabalho sendo assim é muito rústico, forte, atlético e muito saudável, aliada a grande inteligência necessária aos cães de trabalho em pastoreiro. O fato de ser pequeno é muito positivo pois possibilita ser criado em espaços pequenos, mas ele não tem o comportamento de grande parte dos cães pequenos, os Shelties são extremamente companheiros mas não ficam pedindo colo, assim quem gosta do comportamento de um cão grande ele é ideal.

O trato com a pelagem também é extremamente tranqüilo, sendo necessárias apenas escovações semanais ou quizenais. O Sheltie possue pouco odor assim a necessidade de banho é baixa, sendo banhados uma vez por mês ou a cada 3 ou 6 meses na dependência  das condições que o Sheltie é mantido. O pêlo do macho é trocado uma vez ao ano e da fêmea duas vezes por causa do cio.

O macho da raça tem baixa líbido e é muito inteligente assim aprende a fazer suas necessidades em um só local e não tem tendência a marcar território. Nós indicacos a castração precoce da fêmea( antes do primeiro cio) pois diminui drasticamente a incidência de tumor de mama em cadela

 

O Sheltie é brincalhão, acho que está é uma característica marcante da raça, eles adoram brincar e principalmente com bolinha, por isso acho que eles se dão super bem com crianças pois elas tem mais tempo e também adoram brincar.

Alguns Shelties são reservados com estranhos outros pelo contrário, eu vejo que mesmo meus Shelties que são mais tímidos se empolgam para brincar com bolinha mesmo que nunca tenham visto a pessoa, se ela tiver uma bolinha na mão vira um amiguinho, assim a vontade de brincar vence a timidez.

 

Padrão da raça (resumido)

Aspecto geral  e características

Aspecto geral: pequeno cão de trabalho, de pelo comprido, de grande beleza, nada pesado, nem tosco. A harmonia de suas formas é tal que nenhuma parte parece desproporcionado em relação ao conjunto. A pelagem do corpo e da cabeça e a juba muito espessas, a cabeça bem esculpida e a doçura da expressão, contribuem para a apresentação do Shetland ideal. O Shetland é esperto, meigo, inteligente, sólido e ativo.

Temperamento: afetuoso e receptivo com o dono, reservado com estranhos , nunca medroso.

Movimentação

Movimentos ágeis, uniformes e graciosos,; o impulso dado pelos membros posteriores faz com que o cão cubra o máximo de terreno com o mínimo de esforço. saltos ou desvios dos movimentos, ambladura, passo rígido como se estivesse pisando em ovos e passo saltitante com uma grande deslocação vertical são defeitos muito graves

Pelo

Pêlo duplo. O pelo externo é comprido, reto de textura rija. O subpelo é macio, curto e denso. O pelo da cabeça e do peito é muito abundante, têm boas franjas nos membros anteriores. Acima do jarrete, os membros posteriores são cobertos por um pelo muito abundante, mas abaixo dele os pêlo é bastante curto, bem como na bochecha. os exemplares ditos de "pelo curto" devem ser recusados.

Cor

Marta: a cor pode ser clara ou escura, admitem-se todos os tons, desde o dourado-claro ao acaju intenso, mas o tom de cada cor deve ser intenso; deve-se evitar a cor de lobo e o cinza.

Tricolores: corpo de um preto intenso; preferem-se marcas de um vermelho vivo.

Azuis Merle: azul claro, prateado, manchado e raiado de preto; preferem-se manchas de um avermelhado vivo, não devendo ser penalizada a sua falta; são de recusar as grandes manchas pretas, a cor de ardósia e o tom de fuligem, tanto no pelo de cobertura como no subpelo; o efeito dado deve ser o de azul. O preto e branco e o preto avermelhado/azulado são cores também reconhecidas; podem haver manchas brancas (exceto nos pretos-avermelhados) no peito, na juba, nos membros ou na ponta da cauda; podem formar risca oi colar, são preferidas em manchas parciais ou totalmente brancas (exceto nos pretos-avermelhados), mas a sua falta não será considerada defeito; sã recusadas as manchas brancas no corpo.

Tamanho

A altura ideal é de 37 cm no macho e  36 cm na fêmea. Qualquer desvio superior a 2,5 para mais ou para menos é indesejável.